When You Believe- Whitney Houston, Mariah Carey
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
Arquictetura futurista
Arquitectura futurista
A arquitectura futurista em seu início foi marcado pelo anti-historicismo e longo linhas horizontais que sugerem movimento, velocidade e urgência. Entre os temas favoritos dos futuristas tinham a tecnologia e até mesmo violência. O movimento futurista foi fundada pelo poeta Filippo Tommaso Marinetti , que assinou o Manifesto do Futurismo , em 1909. O movimento atraiu poetas, músicos e artistas (como Umberto Boccioni , Balla Giacomo , Depero Fortunato e Enrico Prampolini ) e arquitectos, entre os quais Antonio Sant'Elia , que, embora ele construiu pouco, traduziu a visão futurista para o meio ambiente urbana.
Após a Segunda Guerra Mundial
No pós-guerra futurismo experimentou um declínio significativo. Reinventou no contexto das tendências da Era Espacial , a cultura do carro e a fascinação com plástico . Um exemplo deste tipo de arquitectura é futurismo Googie os anos 1950 na Califórnia . Futurismo é uma abordagem aberta à arquitectura, que foi interpretada por diferentes gerações de arquitectos para décadas, mas são geralmente considerados como tendo excelentes formas comuns, formas dinâmicas, fortes contrastes e o uso de materiais avançados.
grandes arquitectos tendências futuristas
Cesar Pelli
Santiago Calatrava
Archigram
Louis Armet
Welton Becket
Arthur Erickson
Future Systems
Zaha Hadid
John Lautner
Virgilio Marchi
Wayne McAllister
Oscar Niemeyer
William Pereira
Patricio Pouchulu
Eero Saarinen
Herzog
Referências
↑ Günter Berghaus (2000). Futurismo Internacional de Artes e Literatura. Walter de Gruyter. pp 364. ISBN 3-11-015681-4 .
http://es.wikipedia.org/wiki/Arquitectura_futurista -em espanhol
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário